.
Um estudo do Greenpeace, Revolução Energética, prova como Brasil poderá abandonar aos poucos as fontes fósseis de energia e chegar à metade deste século com 100% de sua matriz energética verdadeiramente limpa e renovável.
As vantagens passam por zerar as emissões de gases de efeito estufa no setor energético, pela conservação dos recursos naturais, por contas de luz mais baratas para a população, mais segurança para o fornecimento de eletricidade e menos riscos de “apagões”.
Este estudo é o primeiro que mostra uma projeção de como será o Brasil em dois cenários: nosso futuro caso sejam mantidas as políticas e tendências atuais até 2050; ou o Brasil que teremos se o governo priorizar as políticas públicas corretas para as fontes limpas, renováveis e seguras de energia.
Clique aqui e veja se você também pode fazer uma transição para energia renovável.
A energia solar tem um potencial enorme no Brasil e pode gerar eletricidade, por meio de usinas fotovoltaicas e usinas de energia solar concentrada (CSP, na sigla em inglês para Concentrated Solar Power), ou energia térmica, para o aquecimento de água em coletores solares. Uma das vantagens da energia fotovoltaica é ser aproveitável tanto em grande escala, por meio de usinas, como também em pequena escala, com placas nos telhados dos consumidores.
Matéria: Greenpeace por Thaís Herrero