Uma crise hidrológica histórica enfrentada pelo Brasil nos últimos meses passou a gerar preocupações sobre a oferta de energia, e técnicos responsáveis pela operação do sistema elétrico avaliam que evitar um racionamento ou blecautes exigirá uma verdadeira “disputa pela água”.
Em meio a essa seca histórica na região das hidrelétricas. A bandeira tarifária de maio foi a vermelha 1, A partir deste mês de Junho/2021 a bandeira vermelha 2 foi acionada, e esta é a mais cara das tarifas extras, e representa uma cobrança adicional de R$ 6,24 para cada 100 kWh consumidos.
A mudança vem num momento em que os principais reservatórios de água no país estão num nível crítico, devido à falta de chuvas e e faz com que o governo recorra a outras fontes de energia, como as usinas térmicas, que têm um custo maior de geração e este custo extra é repassado aos consumidores finais por meio da mudança da bandeira tarifária.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), liderado pelo Ministério de Minas e Energia, disse após reunião extraordinária que a escassez de chuvas faz com que seja importante flexibilizar restrições à operação de algumas hidrelétricas, incluindo Jupiá, Porto Primavera e Ilha Solteira, em São Paulo, e Furnas, em Minas Gerais.
Essas medidas, para permitir maior geração de energia ou mais armazenamento em determinadas regiões, precisam ser negociadas com órgãos como a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ibama, por questões ambientais, e muitas vezes com políticos, devido ao turismo na região dos lagos.
“ANA e Ibama serão fundamentais”, e que também é preciso alguma torcida por chuvas na região Sul. “Estamos ‘na mão’ do Sul e de vencermos as flexibilizações hidráulicas”, afirmou, também sob condição de sigilo.
Ainda não é hora de falar em racionamento de energia, mas o assunto volta ao radar de tempos em tempos, agora depois de o período entre setembro e maio ter registrado os piores níveis de chuvas em 91 anos de histórico no reservatório das hidrelétricas, principal fonte de geração do Brasil.
Mas e as fontes alternativas de geração de energia elétrica?
Saiba como você pode gerar sua própria energia elétrica gastando praticamente o mesmo que sua conta de energia atual! Clique aqui
Fonte: CNN