Foto: NASA Goddard
Alta de 1,5°C a 2°C será vista neste século se não houver profunda redução nas emissões de gases de efeito estufa. Influência humana é responsável por alta de 1,07°C na temperatura global, estima relatório do IPCC.
Mudanças climáticas causadas pelos seres humanos são irrefutáveis, irreversíveis e levaram a um aumento de 1,07º na temperatura do planeta, aponta o mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) publicado nesta segunda-feira (9).
É a primeira vez que o IPCC – um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) – quantifica a responsabilidade das ações humanas no aumento da temperatura na Terra.
O aquecimento não se distribui igualmente pelo planeta.
Desde meados da década de 1980, as temperaturas do ar da superfície do Ártico aqueceram pelo menos duas vezes mais rápido que a média global, enquanto o gelo marinho, a camada de gelo da Groenlândia e as geleiras diminuíram no mesmo período e as temperaturas do permafrost aumentaram.
Isso tem implicações potencialmente grandes não apenas para a população, infraestrutura e ecossistemas do Ártico, mas também para o clima global.
fonte: https://public.wmo.int/
Eventos Extremos
O aumento das temperaturas globais tem contribuído para eventos climáticos extremos mais frequentes e severos em todo o mundo, incluindo ondas de frio e calor, inundações, secas, incêndios florestais e tempestades.
“Muitas das mudanças observadas no clima não têm precedentes em milhares, centenas de milhares de anos. Algumas das mudanças – como o aumento contínuo do nível do mar – são irreversíveis ao longo de centenas a milhares de anos”, aponta o relatório.
De maneira geral, a partir de 2020, o mundo permaneceu no curso de exceder os limites de temperatura acordados de 1,5 ° C ou 2 ° C acima dos níveis pré-industriais, o que aumentará o risco de experimentar os efeitos generalizados das mudanças climáticas além do que já foi visto. Assim, embora a redução das emissões de gases de efeito estufa continue sendo essencial, aumentar a adaptação é uma necessidade urgente.
A pandemia COVID-19 trouxe muitos desafios, mas também apresenta oportunidades para impulsionar o investimento em sociedades verdes e resilientes, colocando-nos em um caminho sustentável para os próximos anos.
Você pode ser sustentável e ajudar a manter um planeta mais sudável para as próximas gerações, a ainda lucrar muito!
Clique aqui e veja como podemos te ajudar.