A ANEEL autorizou o início dos testes da usina termelétrica William Arjona, com 177 MW de capacidade instalada, localizada em Campo Grande (MS). A autorização foi assinada na última quarta-feira (7/7) e deverá ser publicada na edição de amanhã do Diário Oficial da União.
Com a crise hídrica muitas fontes de energia foram necessárias para suprir a falta das usinas hidrelétricas.
O Brasil tem grande potencial para Energia Solar e Eólica não explorado, que pode dar conta de grande parte a demanda por energia no país. Alguns estados já estão investindo pesado em energia solar, mas o primeiro recurso utilizado são as termoelétricas com alto custo de operação.
Um exemplo é a usina William Arjona, que estava sem operar desde 2017. Seu retorno foi uma das medidas definidas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para a garantia do suprimento energético ao longo de 2021.
A ANEEL também liberou a operação comercial de 164,9 MW em usinas renováveis no Nordeste, que vão contribuir para aumentar a robustez do sistema elétrico: as usinas solares de Solar Salgueiro(PE), com 59.9 MW, e as eólicas Aventura (RN),de 105 MW.
Fonte: ANEEL