Você já olhou para os painéis solares nos telhados e se perguntou o que eles fazem exatamente e como? Bem, esses painéis de vidro cintilante azuis, de alta tecnologia, são na verdade apenas um dos componentes em uma rede complexa que aproveita a energia renovável do sol para fornecer eletricidade para a casa.
Vamos dar uma olhada simples, passo a passo de como a energia solar funciona.
PASSO 1: A LUZ SOLAR ATIVA OS PAINÉIS.
Cada painel individual é construído com uma camada de células de silício, uma estrutura de metal, um invólucro de vidro cercado por um filme especial e fiação. Para efeito máximo, os painéis são agrupados em “arranjos” (uma série ordenada) e colocados em telhados ou em grandes espaços ao ar livre o requisito são locais com grande incidência de luz solar. Desta forma as células solares, também conhecidas como células fotovoltaicas , absorvem a luz solar durante o dia.
PASSO 2: AS CÉLULAS PRODUZEM CORRENTE ELÉTRICA.
Dentro de cada célula solar existe uma fina placa semicondutora feita de duas camadas de silício. Uma camada é carregada positivamente e a outra negativamente, formando um campo elétrico. Quando a energia da luz do sol atinge uma célula solar fotovoltaica, ela energiza a célula e faz com que os elétrons “se soltem” dos átomos dentro da pastilha semicondutora. Esses elétrons soltos são colocados em movimento pelo campo elétrico ao redor da pastilha, e esse movimento cria uma corrente elétrica.
PASSO 3: A ENERGIA ELÉTRICA É CONVERTIDA
Agora você tem painéis solares funcionando de forma eficiente para transformar a luz solar em eletricidade, mas a eletricidade gerada é chamada de eletricidade de corrente contínua (ou CC), que não é o tipo de eletricidade que alimenta a maioria das casas, que é eletricidade de corrente alternada (ou CA). Felizmente, a eletricidade CC pode ser facilmente transformada em eletricidade CA por um dispositivo chamado inversor. Em sistemas solares modernos, esses inversores podem ser configurados como um inversor para todo o sistema ou como microinversores individuais acoplados atrás dos painéis. Quando você instala um sistema gerador de energia solar tudo que é necesário já vem printo para instalação.
PASSO 4: A ELETRICIDADE CONVERTIDA ALIMENTA SUA CASA.
Depois que a energia solar é convertida, ela passa pelo painel elétrico e é distribuída pela casa para alimentar seus eletrodomésticos. Funciona exatamente da mesma forma que a energia elétrica gerada pela rede concessionária de energia elétrica, portanto, nada dentro de casa precisa ser alterado. Como você ainda permanece conectado à sua empresa de energia tradicional, você pode obter eletricidade adicional automaticamente para complementar qualquer escassez de energia solar da rede se necessário.
PASSO 5: UM MEDIDOR INTELIGENTE MEDE O USO.
Em dias nublados e durante a noite, seus painéis solares podem não ser capazes de capturar luz solar suficiente para usar como energia; em contrapartida, durante o dia, mesmo quando não há ninguém em casa, eles podem coletar energia excedente – mais do que você precisa para abastecer sua casa. É por isso que um medidor inteligente é usado para medir o fluxo de eletricidade em ambas as direções – dos painéis para sua casa e de sua casa para a rede.
Sua empresa de serviços públicos geralmente fornece “créditos” para qualquer energia excedente que você enviar de volta à rede. E essa energia em créditos é que vai gerar muita economia, pois você pode utilizá-la em sua casa ou empresa.
Clique aqui e saiba como gerar sua propria energia solar
Fonte: certainteed.com