A energia solar em Pelotas está em grande expansão em empresas e residências. Pelotas é uma das 10 cidades representam 30% do total de sistemas de energia solar instalados em todo estado gaúcho. Santa Cruz do Sul lidera no estado e tem quase três vezes o número de sistemas fotovoltaicos que os instalados em Porto Alegre.
O Estado aparece bem nesse ranking que mede, de certa forma, a vocação sustentável da população. O RS é o terceiro Estado brasileiro que mais possui sistemas fotovoltaicos instalados. Atrás apenas de Minas Gerais (2.865) e São Paulo (2.721). Logo atrás do RS, aparece o Paraná, com 1.053 imóveis que geram a própria energia.
Atrás de Minas Gerais e disputando com São Paulo, o Rio Grande do Sul está no “TOP 3” de Estados com maior potência de energia solar distribuída instalada. Isso, a coluna já tem noticiado há tempo.
No Rio Grande do Sul, segundo dados da Aneel, 1.491 unidades consumidoras possuem instalações de sistema de energia solar nos seus imóveis. Como há a alternativa de utilizar a sobra de energia gerada em outro imóvel do mesmo consumidor, o RS conta hoje com 1.706 unidades consumidoras de energia solar. Todos os imóveis com independência energética, de acordo com pesquisas, recebem cerca de 10% de valorização.
Como está a energia solar em Pelotas?
Com a expansão no estado, em várias cidades, hoje a energia solar em Pelotas é uma realidade cada vez mais ao alcance de todos. Existem muitos financiamentos que facilitam a aquisição dos painéis e torna o investimento extremamente viável e até muito lucrativo. A Eficienge é uma das empresas mais requisitadas da região e é referência em energia solar em Pelotas, tendo dezenas de clientes atendidos. Pelotas conta com uma população cada vez mais consciente que vale a pena o investimento.