Geração solar no nordeste registra primeiro pico do ano

Em meados de março chegou a alcançar 1.561 MW

A região Nordeste registrou no sábado, dia 13 de março, às 13h26, o primeiro recorde de geração instantânea solar fotovoltaica do ano, de acordo com o monitoramento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Desta vez, os raios solares chegaram a gerar 1.561 MW, montante suficiente para abastecer 14,4% da demanda de carga do Nordeste.

Pequenos negócios em Pernambuco tem incentivo para microgeração…

O governo do Estado de Pernambuco, por exemplo, teve a iniciativa de firmar uma parceria com o Banco do Nordeste e a concessionária local com o objetivo de incentivar a microgeração distribuída para pequenos negócios. Ou seja, as empresas interessadas em adquirir placa solar, encontram fornecedores do setor para auxílio.

De acordo com o secretário-executivo de Energia de Pernambuco a ação do governo é de grande valor, além dos clientes terem como reduzir sua conta de luz emitida pela companhia elétrica estadual.

Do ano de 2020 em diante, a previsão é de que sejam instalados mil megawatts-pico, potência usada anualmente para a fonte. Além disso, segundo estudos do Plano Decenal, o Brasil tem capacidade para reter 10 gigawatts-pico de centrais solares e 3,5 gigas de geração distribuída solar. As pesquisas realizadas mostram que o crescimento das fontes renováveis no Brasil e em seus Estados manterão um ritmo progressivo.

O último recorde de geração instantânea foi registrado em 3 de abril de 2020, com 1.544 MW. A previsão é de que a energia solar chegue ao fim de 2021 representando 2,3% da matriz elétrica brasileira. A geração desta fonte é monitorada pelo ONS desde setembro de 2015.  

No Rio Grande do Sul existe uma crescente demanda por energia solar, cidades como Pelotas, no sul do estado tem aumentado muito a instalação de painéis fotovoltaicos em empresas e residências.

Clique aqui e conheça mais sobre energia solar e como você pode saber se vale a pena instalar em sua casa ou empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *